Depois de ficar desaparecida por cinco dias, para desespero de sua família, Aparecida Alvez Pinto, 78 anos, foi encontrada no domingo, por um casal de vendedores ambulantes. Ela estava caída numa vala em um matagal, próximo a um supermercado no Uberaba.

continua após a publicidade

O casal mora perto de onde ela foi achada e escutou seu gemidos de socorro. A vendedora reconheceu Aparecida por ter apanhado um dos cartazes de procura-se, com uma das três filhas da mulher. Mais de 50 pessoas auxiliaram nas buscas.

Segundo Lúcia Azevedo Silva, filha de Aparecida, moradores de ruas devem ter alimentado sua mãe. Para dormir, escolhia um terreno com mato. As mãos de Aparecida estavam marcadas pela terra e pela grama. Para os familiares, ela só deve ter caído no buraco no sábado à noite, quando procurava um local para dormir.

Janesy Schaermak, 61 anos, estava com a mãe, que sofre do mal de Alzheimer, no dia em que ela sumiu. Por recomendações médicas, a filha tem que deixar a mãe fazer algumas atividades rotineiras.

continua após a publicidade

Ela deixou Aparecida tomando café sozinha e aproveitou o tempo para lavar roupas. Quando voltou para ver como estava, percebeu que a mulher tinha saído de casa.

“Eles”

continua após a publicidade

Aparecida não se recorda da experiência. Diz apenas que “eles” cuidaram dela. A filha disse que a mãe foi alimentada, mas estava desidratada, porque as pessoas esqueciam de oferecer água.

“Eles cuidaram bem da mãe. Ela voltou com suas correntinhas, seus anéis e brincos.” Agora, a única preocupação da família, é preparar a festa de aniversários dos 79 anos de Aparecida, em maio.

Degeneração

A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente depois dos 65 anos. A doença causa perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, e afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento. Essa doença já foi conhecida como esclerose, demência ou caduquice.

Fonte: ABC da Saúde