A Secretaria Municipal da Mulher de Londrina promove desde esta terça-feira(12) até sexta-feira (15), a Semana da Trabalhadora Rural. O objetivo do evento é celebrar o “Dia de Luta Contra a Violência no Campo”, que é comemorado hoje. A data é lembrada em todo o país como a “Marcha das Margaridas”, em homenagem a trabalhadora rural, Margarida Maria Alves, que foi assassinada há 20 anos. A trabalhadora foi uma mulher que lutou pelos direitos das pessoas que trabalhavam no campo.
Segundo a secretária da mulher, Cida Ramalho, a data é considerada de grande importância para o movimento de mulheres. “Trata-se de uma estratégia política construída e consolidada pelas trabalhadoras rurais para combater a fome, a pobreza, a violência sexista e construir um novo país com justiça, paz e igualdade entre gêneros”, informou a secretária.
Para celebrar a data, a secretaria vai realizar diversas oficinas para as trabalhadoras rurais dos distritos de Irerê, Guaravera, Maravilha e São Luiz. “Vamos falar sobre saúde e violência doméstica porque elas também sofrem com isso, mas no caso delas é mais difícil procurar ajuda. Elas não tem acesso a informação”, afirmou a gerente de Políticas Públicas da secretaria, Sirlei Fortes.
A gerente disse ainda que a secretaria vem desenvolvendo há alguns anos este trabalho na zona rural e que em cada oficina se espera a presença de 40 mulheres. “Neste primeiro momento vamos realizar as oficinas nestes distritos. Depois pretendemos estender para outros”, ressaltou. Todas as oficinas são gratuitas.
A diretora de Equidade entre Gêneros da secretaria, Cristina Rossi, destacou que a secretaria trabalha com as mulheres e a sua diversidade. “O tema da violência foi sugerido por elas mesmas. Isso acontece muito lá. Se pudéssemos fazer mais eventos como esses seria ótimo. Elas são muito participativas”, observou.