Mulher faz oficinas em homenagem a trabalhadora rural

 A Secretaria Municipal da Mulher de Londrina promove desde esta terça-feira(12) até sexta-feira (15), a Semana da Trabalhadora Rural. O objetivo do evento é celebrar o “Dia de Luta Contra a Violência no Campo”, que é comemorado hoje. A data é lembrada em todo o país como a “Marcha das Margaridas”, em homenagem a trabalhadora rural, Margarida Maria Alves, que foi assassinada há 20 anos. A trabalhadora foi uma mulher que lutou pelos direitos das pessoas que trabalhavam no campo.

Segundo a secretária da mulher, Cida Ramalho, a data é considerada de grande importância para o movimento de mulheres. “Trata-se de uma estratégia política construída e consolidada pelas trabalhadoras rurais para combater a fome, a pobreza, a violência sexista e construir um novo país com justiça, paz e igualdade entre gêneros”, informou a secretária.

Para celebrar a data, a secretaria vai realizar diversas oficinas para as trabalhadoras rurais dos distritos de Irerê, Guaravera, Maravilha e São Luiz. “Vamos falar sobre saúde e violência doméstica porque elas também sofrem com isso, mas no caso delas é mais difícil procurar ajuda. Elas não tem acesso a informação”, afirmou a gerente de Políticas Públicas da secretaria, Sirlei Fortes. 

A gerente disse ainda que a secretaria vem desenvolvendo há alguns anos este trabalho na zona rural e que em cada oficina se espera a presença de 40 mulheres. “Neste primeiro momento vamos realizar as oficinas nestes distritos. Depois pretendemos estender para outros”, ressaltou. Todas as oficinas são gratuitas.

A diretora de Equidade entre Gêneros da secretaria, Cristina Rossi, destacou que a secretaria trabalha com as mulheres e a sua diversidade. “O tema da violência foi sugerido por elas mesmas. Isso acontece muito lá. Se pudéssemos fazer mais eventos como esses seria ótimo. Elas são muito participativas”, observou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna