Foto: Aliocha Maurício/O Estado

Natascha chega a feito inédito.

continua após a publicidade

Pela primeira vez na história do Centro Acadêmico Hugo Simas (CAS), de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma mulher é eleita presidente. Com 21 anos, acadêmica do quarto ano do curso, Natascha Shmitt tomou posse ontem, junto com outros 12 membros do Conselho Administrativo. Segundo a nova presidente, a função ?pesa? não apenas pela história do CAS – que com 75 anos é o mais antigo do Paraná e um dos mais atuantes do País -, mas também pelo fato de representar os cerca de 900 alunos. No entanto, ela deixa claro que ?se não estivesse preparada, não teria me candidatado?.

As eleições para o CAS foram realizadas no último dia 5. Poucas horas depois de encerrada a votação, o resultado já estava lá. ?Já houve outras mulheres candidatas, mas eu sou a primeira eleita. O resultado das urnas veio mostrar que as pessoas estão entendendo que o espaço da mulher deve ser o mesmo do homem. O critério não é gênero, mas competência?, diz Natascha.

Na última eleição acadêmica de Direito, dois partidos concorriam. O representado pela estudante é o Partido Democrático Universitário (PDU). Na carta-proposta apresentada, muitos compromissos assumidos. ?A principal proposta é abrir espaço maior de discussão, fazendo com que os acadêmicos estejam cada vez mais próximos e participantes no CAS?, afirma.

Segundo a estudante, a vontade de participar não é de agora. ?Todos que entram no curso sonham com o Centro Acadêmico, que pela história é um centro real e forte de mudança. Pretendo representá-lo bem não apenas para mostrá-lo na faculdade, mas também para orgulhar quem já lutou por ele e dele participou?, completa Natascha.

continua após a publicidade