O final do ano e a temporada de verão são momentos esperados por muitas pessoas para relaxar, descansar, fazer o que quiser. Só que junto com o recesso e as férias vem o exagero.
Pode ser na atividade física, na comida, na exposição ao sol. Querem fazer em poucos dias tudo o que não realizaram durante todo o ano. Em relação aos exercícios físicos, o excesso pode causar, por exemplo, lesões sérias nos joelhos e ombros.
O médico ortopedista William Yousef, especialista em joelho e profissional do departamento médico do Coritiba, afirma que nesta época todo mundo “lembra” de fazer exercícios físicos. É futebol, vôlei, caminhada e corrida, entre outros esportes, praticados na areia da praia, no calçadão, no parque.
De acordo com ele, a primeira medida a ser tomada é fazer alongamento, algo muito importante e ao mesmo tempo esquecido pelos esportistas do verão. “O alongamento é a principal ferramenta para previnir lesões. Deve ser feito antes e depois da caminhada, por exemplo. O alongamento antes prepara a musculatura e aumenta a mobilidade articular. Depois, relaxa os músculos”, explica.
A frequência e a intensidade também precisam ser observadas por quem quer fazer a atividade física. Para uma caminhada, que é a atividade mais simples, o indicado é a frequência de três vezes por semana, de preferência intercaladas, para os iniciantes.
“Não se deve caminhar com passadas largas, que sobrecarregam o joelho. Precisam ser passadas confortáveis. E é importante o uso de um tênis com um adequado sistema de amortecimento. Descalço e chinelo? Só para passear. Para um ritmo de caminhada é preciso um tênis adequado”, ensina Yousef. Ele ainda ressalta que é errado andar com caneleiras de peso. Isto pode também sobrecarregar o corpo e causar lesões.
A professora de Educação Física Jacqueline Cercal, especialista em medicina e ciência do esporte e que trabalha na academia Curves Champagnat, conta que o tênis precisa ser utilizado mesmo em caminhadas na areia. “E tem que respeitar o limite de cada um, ter consciência disso”, declara.
Para quem quer estar com o corpo esteticamente preparado para o verão, o conselho é o mesmo. “Não adianta querer vencer 11 meses em apenas um. Os exercícios devem ser feitos durante todo o ano”, orienta.
Jacqueline Cercal revela que a maioria das pessoas procura uma academia entre outubro e dezembro para ficar em forma. Este é o pico. “O ideal é começar em janeiro mesmo. O exercício físico é igual comer, tem que fazer parte da vida. E não só para a estética, mas principalmente para a saúde”, indica a professora.
O médico William Yousef informa que fazer uma atividade física incorretamente pode causar lesões como tendinite e até lesão no menisco (joelho). “Se aparecer dor, tem que suspender o exercício. Se a dor persistir por mais de três dias e ainda o local estiver inchado, é necessário procurar um especialista”, aconselha.
Proteção solar e hidratação são fundamentais durante os exercícios
Os esportistas de verão também precisam prestar atenção para o horário. Qualquer atividade física deve ser realizada antes das 10h ou após as 17h, sempre com protetor solar.
“É quando o sol está mais baixo e a umidade do ar fica melhor”, afirma a professora Jacqueline Cercal. Ela também orienta manter o corpo hidratado. O médico William Yousef salienta que, se a atividade for de pouca intensidade, basta tomar água.
Se for mais intensa, o ideal é tomar isotônicos para a reposição dos sais minerais. Além destes, a nutricionista Vanessa Vieira de Souza, do Instituto Lyon, orienta a ingestão de água de coco, suco natural de frutas e chás. Ela esclarece que é necessário comer algo leve, como uma fruta ou uma barra de cereais, antes de fazer a atividade ou o exercíc,io físico. (JC)
Opte por uma dieta leve e abuse dos sucos de frutas
Anderson Tozato |
---|
Tentações estão em todos os lugares, mas as comidas pesadas devem ser evitadas. |
No final de ano, é muito difícil seguir qualquer dieta. As tentações estão em todos os lugares: pastel na praia, aperitivo no bar, sorvete, sanduíches e outras comidas bem pesadas. De acordo com a nutricionista Vanessa Vieira de Souza, a fritura pode se tornar o vilão das férias.
“Nesta época do ano, pode abusar de frutas e verduras. Dá até para abusar dos sorvetes, desde que sejam de frutas. São menos calóricos e mais refrescantes”, comenta.
Se não houve maneira de segurar a vontade e veio o abuso da comida, Souza aconselha fazer uma dieta de desintoxicação entre Natal e Ano Novo, apenas com líquidos e comidas leves, como saladas com carnes grelhadas. “Para isto, suco de melancia ou de abacaxi com hortelã são boas pedidas”, afirma.
Outra tentação comum na época de final de ano é a bebida alcoólica. As festas são comemoradas com muita cerveja e espumantes, principalmente. “Se sabe que vai beber, o ideal é se alimentar bem antes, sem comer frituras. Precisa ser uma refeição balanceada. No dia seguinte, tem que investir em hidratação, com muita água e muito suco. Tem gente que, para curar a ressaca, toma muito refrigerante ou senta para fazer uma baita refeição. O certo é comer algo leve e mais vezes ao dia”, diz a nutricionista. (JC)
Alongue-se!
Estes são os grupos musculares que devem ser alongados antes e depois de uma atividade física:
* Anterior da coxa
* Posterior da coxa
* Adutor (interior da coxa)
* Abdutor (lateral da coxa)
* Panturrilha
* Ombros
* Lombar
* Peitorais
O correto é fazer um alongamento global, mas com ênfase na musculatura que vai utilizar.