A greve de 48 horas promovida pelos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terminou na última quinta-feira. Porém as reclamações dos usuários referentes à lentidão dos atendimentos permanecem.
Ontem de manhã, as pessoas que permaneciam em frente à agência da Rua Quinze de Novembro com a Rua João Negrão, no centro de Curitiba, reclamavam da precariedade do atendimento e da morosidade.
“Presto serviço a usuário do INSS e, em função da greve, meu trabalho está bastante atrasado”, reclamou o procurador do INSS Joel Pereira dos Santos Júnior. “Hoje (ontem), duvido conseguir passar menos de duas horas na fila para ser atendido.”
A contadora Lourdes do Carmo se queixava da burocracia no atendimento e do desânimo dos servidores. “A gente tem que ficar de pé mais de uma hora na fila para pegar uma senha”, conta. “Depois, pega outra senha e espera mais um tempão para ser atendido. Quase todo dia venho aqui (na agência) e é sempre igual: a maioria dos atendentes fica enrolando, passa mais tempo tomando cafezinho do que atendendo.”
Apesar das queixas, a assessoria de imprensa do INSS informou que os serviços estavam sendo realizados normalmente ontem, das 8h às 14h, e que a greve de 48 horas não causou grandes problemas no atendimento. A paralisação foi denominada de alerta e aconteceu em função do não-cumprimento, por parte do governo federal, de acordos firmados em agosto, quando os servidores completaram dois meses de greve.
Os médicos peritos do INSS, que iniciaram greve no último dia 3, continuam com suas atividades paralisadas.
