Assim como aconteceu em julho, os curitibanos terão de enfrentar uma queda brusca de temperatura nos próximos dias. Depois uma semana de calor acima de 20ºC, Curitiba terá, até sexta-feira, manhãs frias, com temperaturas abaixo dos 10ºC e máxima de 17ºC.
Embora seja desconfortável, a mudança repentina de temperatura é comum no inverno, devido à ocorrência dos veranicos, períodos de dias mais quentes, mesmo em plena estação fria. “O veranico é caracterizado por dias de calor e tempo seco ao mesmo tempo e sem chuva. É quando o tempo está muito seco e quente”, explica Lizando Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
A partir de segunda-feira, nova mudança de clima, mas desta vez com a chegada das chuvas, que estão bem abaixo da média para o período. Em agosto, segundo o Simepar, costuma chover 79 milímetros em Curitiba, mas neste ano o acumulado está em 55 milímetros. “Entre segunda e terça-feira podemos ter chuvas. O frio pode diminuir um pouco, até por conta da própria chuva, mas ainda não dá para dizer o quanto reduzirá”, comenta.