A recente mudança de sentido na Rua José Arthur Zanlutti, em Matinhos, no litoral paranaense, já preocupa comerciantes da região. Desde quando a via ganhou sentido único, no dia 30 de dezembro, comerciantes registraram uma queda de pelo menos 40% no movimento durante essa temporada.

continua após a publicidade

Um abaixo-assinado está sendo feito pelos comerciantes na tentativa de fazer com que a rua volte a ser mão dupla. De acordo com a comerciante Guilian Scorfim Omura, responsável pelo abaixo-assinado, a medida afetou os comerciantes na época mais esperada do ano, tanto por parte dos veranistas quanto dos empresários.

“O comércio local aguarda o ano todo as vendas de final de ano, pois nessa época elas são bem superiores que no restante do ano”, compara a empresária. Segundo os comerciantes, com a mudança, apenas os veículos que deixam a cidade passam pela rua. “Nós ficamos apenas olhando os carros passarem sentido Curitiba. Ninguém precisa comprar nada quando está indo embora”, relata Omura.

A mudança também gerou atraso nas entregas. “Os caminhões que chegam de Curitiba deixam a nossa rua por último. Eles preferem fazer a nossa entrega depois para não ter que fazer o contorno por Caiobá”, conta.

continua após a publicidade

Caos

Rosicler Francisco Gonçalves, proprietária de uma loja de roupas na Rua José Arthur Zanlutti, também está preocupada com a mudança. “Essa rua agora serve apenas para aqueles que estão deixando a cidade, ou seja, quem não precisa mais dos serviços disponibilizados pelo comércio local. Estamos vivendo um verdadeiro caos. As vendas caíram muito”, diz.

continua após a publicidade

A empresária Leni Camilo, proprietária de um hotel na rua, afirma que o movimento caiu 50% em relação ao ano passado. “A entrada da cidade virou saída. Quem vai se hospedar em um hotel que está na saída? Estou tendo que cobrar a reserva para garantir a estadia, caso contrário os turistas acabam ficando em outros estabelecimentos”, afirma. “Não estamos contra a prefeitura, só queremos uma revisão dessa mudança que não agradou ninguém”, ressalta.

Fluxo

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Matinhos, Sérgio Luiz Cioli, a mudança foi feita para melhorar o trânsito na região. “Aquela rua virou mão única para dar mais vazão ao fluxo de veículos. Constatamos que os turistas ficaram contentes com essa alteração, pois não existe mais engarrafamento”, afirmou.

Sobre a situação crítica enfrentada pelos comerciantes em virtude dessa mudança, Cioli disse que cada caso será estudado pelo prefeito. “A solução vai ser dada logo. Estamos vendo a melhor forma para solucionar esse problema e cuidar dos comerciantes. Eles podem ficar tranquilos”, garantiu o secretário, que não adiantou nenhum prazo para solução do impasse.