Mudança climática é discutida em Curitiba

Enfrentar as ameaças globais representadas pelas mudanças climáticas. Este é o objetivo do programa “HSBC Climate Partnership”, desenvolvido pelo Instituto HSBC Solidariedade (criado em 2006), em parceria com a organização internacional Earthwatch Institute, fundada em 1990. A iniciativa foi apresentada ontem, em Curitiba.

Segundo a diretora do Instituto HSBC e executiva sênior de sustentabilidade do HSBC Brasil, Claudia Malschitzky, o programa tem duas diretrizes: o financiamento de pesquisas científicas relativas a mudanças climáticas e o engajamento de funcionários do banco em projetos que ajudem a diminuir os efeitos nocivos das mudanças.

Em relação ao financiamento, o HSBC deve destinar ao programa US$ 100 milhões nos próximos cinco anos. Deste total, US$ 13 milhões devem ser destinados ao Brasil. “Os recursos devem ser utilizados em pesquisas científicas, desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais”, explica.

Já sobre o engajamento de funcionários (o HSBC tem 24 mil colaboradores no Brasil e 330 mil no mundo), os mesmos são convidados a, de forma voluntária, aderir ao programa e participar de um treinamento em sua sede, localizada no município de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná.

“No treinamento, os colaboradores aprendem o que são mudanças climáticas, como elas afetam a vida de cada indivíduo e das empresas e como podem trazer oportunidades de negócio. Ao final, devem desenvolver ações, dentro do banco ou na comunidade, que contribuam para minimizar os problemas ambientais gerados pelas mudanças de clima”, diz Claudia.

De acordo com o representante do Earthwatch Institute no Brasil, Germano Vieira, ao participar do treinamento, os funcionários do HSBC se tornam multiplicadores de informações, contribuindo para que um número cada vez maior de pessoas adotem mudanças de atitude e passem a se comportar de maneira mais correta do ponto de vista ambiental.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo