Foto: Lucimar do Carmo/O Estado |
David Antônio Pancotti, diretor geral do Detran-PR. continua após a publicidade |
A mudança no processo de emissão de certificados de licenciamento e transferência de veículos, feita a partir do dia 18 de dezembro, tornou os documentos dos veículos mais difíceis de serem forjados, mas eles estão levando mais tempo para chegar às mãos dos proprietários que moram no interior do Paraná. Isso porque o processo de emissão dos Certificados de Registro e Licenciamento Anual do Veículo (CRLV) e Certificados de Registro de Transferência de Veículos (CRV) agora está centralizado em Curitiba.
Segundo o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), coronel David Antônio Pancotti, a centralização na capital deve-se a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tem a finalidade de facilitar o fornecimento de um código numérico que passou a ser emitido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). ?É uma seqüência de onze números destinada a cada carro, que vai auxiliar no sistema de segurança, evitando a falsificação de documentos?, diz. Outra mudança, além do controle numérico, são o papel e a qualidade da tinta utilizados no processo de impresso. ?É um papel e uma tinta mais resistentes, de modo que criminosos não podem mais usar substâncias para apagar a tinta e reutilizar o papel para emitir documentos frios, o que é comum em caso de furtos de veículos.?
O sistema tecnológico de recepção foi desenvolvido pela Celepar e, pelo menos por ora, não será estendido a outras cidades do Paraná. ?Estamos pensando em, no futuro, estender o sistema a outras partes do Estado. Mas, por enquanto, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) devem enviar as solicitações de certificados até Curitiba, que emitimos e mandamos de volta.? Segundo o diretor, apesar da reclamação de algumas pessoas, a demora para o documento chegar até o proprietário não é tão grande. ?Levamos 24 horas para receber os dados solicitados e em 48 horas o documento já está com o despachante. Pela segurança que isso traz, não há motivos para reclamações. O novo sistema é importante arma de combate ao roubo de veículos e falsificação de documentos.?