Foto: Aílton Santos/Jornal Hoje
Sem terra prometem desocupar área da Syngenta hoje.

Cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam novamente, no domingo, a fazenda Araçá, entre os municípios de Marmeleiro e Renascença, a dez quilômetros de Francisco Beltrão, sudoeste do Estado. Há cerca de um mês, a Secretaria da Segurança Pública já havia cumprido uma ordem de reintegração de posse na mesma propriedade. A nova invasão foi promovida pelas mesmas famílias retiradas na ocasião.

continua após a publicidade

Segundo informações da PM, os sem terra teriam feito um dos funcionários da fazenda refém no momento da entrada. No entanto, com a chegada da polícia ao local, ele foi logo libertado. Adir da Luz, integrante do MST, disse que o funcionário, que era segurança da fazenda, ficou preso porque agrediu os sem terra. ?Ele veio com uma caminhonete para cima de nós?, disse. Segundo o MST, balas de borracha também teriam sido disparadas pela polícia, mas ninguém saiu ferido.

Para Adir, a ocupação é um direito do MST: ?Essa terra é pública. Vamos reconstruir o que fizemos em um ano e foi destruído quando nos expulsaram.? O chefe regional do Incra, Carlos Carboni, explica que 300 dos 800 hectares da fazenda são de titularidade do órgão, mas a posse é do médico Nelson Sandini. ?Estamos avaliando se ele vai obter ou não o título. Se a terra continuar do Incra, pode ser desapropriada para reforma agrária. Mas, por enquanto, ele tem o direito de requerer a posse.? Sandini não foi localizado pela reportagem.

Syngenta

Enquanto isso, em Santa Tereza do Oeste, continua lenta a retirada dos sem terra da fazenda da Syngenta. O líder do acampamento, Celso Barbosa, diz que hoje todas as famílias estarão instaladas no acampamento vizinho. ?Pedimos tempo até amanhã (hoje) para sair e vamos cumprir com o combinado.? Enquanto a Justiça de Cascavel aguarda resultado da vistoria do oficial de justiça sobre a situação no local, a multa ao governador Requião atinge R$ 14 mil, já que o prazo para reintegração de posse está vencido há uma semana.

continua após a publicidade