Mais de quatro mil crianças de acampamentos e assentamentos no Paraná estão participando do encontro dos Sem Terrinhas em dez regiões diferentes do Estado. Neste ano, o tema da reunião é “Sem Terrinha por escola, terra e dignidade”.
Crianças e adolescentes discutem seus direitos e a luta pela terra, na qual participam ativamente junto com seus pais. Além disto, o evento conta com oficinas de arte, cultura e educação. Em todo o País, cerca de 12 mil crianças vão integrar os encontros em vários estados brasileiros.
“O objetivo é comemorar o Dia da Criança, mas lembrando dos direitos delas. As crianças têm a experiência de se encontrar com outras crianças que vivem a mesma rotina nos acampamentos e assentamento”, comenta Alessandro Santos Mariano, coordenador do setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná.
O Movimento dos Sem Terrinha também tem a parte de mobilização, marchas e negociações. Desta maneira as crianças já conseguiram, por exemplo, a construção de escolas.
“Através destes encontros, há reivindicações por escolas. Foram 96 escolas municipais, 21 colégios estaduais e 10 escolas itinerantes. Conquistas da luta dos Sem Terrinhas. Infelizmente, a demanda ainda é maior e o poder público nem sempre dá resposta a esta demanda no campo”, afirma Mariano.
O encontro dos Sem Terrinhas também é a oportunidade das crianças se expressarem. De acordo com o coordenador de Educação do MST no Estado, as crianças também querem discutir e propor alternativas, participando efetivamente da sociedade.