A Polícia Militar cumpriu pacificamente mais uma ordem de reintegração de posse, ontem, em Rio Bonito do Iguaçu, região Sudoeste do Estado. A fazenda Palmeirinha estava ocupada há três meses por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). "Nós negociamos e conseguimos que as pessoas saíssem sem problema algum", informou o major Edson Hartmann de Oliveira, que coordenou a operação.
De acordo com a PM, 70 pessoas estavam acampadas em 20 barracos. Após a Justiça ter notificado oficialmente a Secretaria da Segurança, o plano de reintegração foi cumprido por 52 policiais militares. Ao chegar no local, os policiais auxiliaram os integrantes do MST na retirada de seus pertences da área.
A desocupação durou cerca de nove horas. A PM iniciou a ação por volta das 7h30 e acabou por volta das 16h30. De acordo com a polícia, as pessoas que estavam na área retornaram para outros acampamentos da região. Três armas de fogo foram encontradas dentro do acampamento. O material foi apreendido e encaminhado para a delegacia local, juntamente com as três pessoas que foram autuadas por porte ilegal de arma. Além disso, o movimento também foi notificado porque mantinha uma criação de porcos em área de preservação ambiental .
Desde 2003 até agora, já foram realizadas 133 reintegrações de posse em todo o Paraná.