A Promotoria de Justiça de Proteção do Meio Ambiente apresentou uma ação civil pública contra a Auto Viação Mercês. A ação, sob responsabilidade do promotor Sérgio Luiz Cordoni, acusa a empresa de diversos tipos de poluição.
Segundo a sustentação da promotoria, a empresa de ônibus está agredindo o solo, lençóis freáticos, o ar e ainda causando poluição sonora. O Ministério Público (MP) pede para que a Auto Viação Mercês suspenda as atividades imediatamente até que os problemas sejam sanados.
Segundo o MP, a investigação de poluição vem desde 2003. Visitas técnicas teriam comprovado as irregularidades e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) foi acionada.
Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado, mas, segundo a promotoria, a empresa não cumpre as determinações em sua totalidade. “Nem mesmo a atuação coercitiva do Ibama e as chances oportunizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente foram suficientes para obstar tal conduta”, observou o MP. A assessoria de imprensa da empresa informou que ainda não foi notificada e que só irá se pronunciar quando tiver acesso aos autos.