Neste sábado (20) moradores da região da Caximba e a ONG Defensoria da Água promovem o seminário O Desafio do Lixo na Região Metropolitana de Curitiba. O evento recebe apoio do Ministério Público do Paraná, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Meio Ambiente. O coordenador do CAOP, Procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, participará do encontro, que será realizado no salão paroquial da Igreja São João Batista, a partir das 14 horas (Estrada Delegado Bruno de Almeida, s/n, acesso pela Rua Delegado Bruno de Almeida, no bairro Caximba).
“A discussão com a comunidade é fundamental para que se analisem todas as vertentes desse problema do lixo, que atinge toda a população da capital e de boa parte da região metropolitana”, avalia Saint-Clair. Além do seminário, também no sábado, pela manhã, às 10horas, os organizadores do evento promoverão uma carreata como forma de protesto e mobilização a respeito da questão do aterro, saindo da Igreja São João Batista e passando pelas principais ruas da região. “Nosso objetivo é trazer mais moradores para o debate”, afirma Jadir Silva de Lima, morador do bairro e um dos organizadores do encontro.
Em texto distribuído com a programação do seminário, os responsáveis pelo evento questionam a desapropriação de um terreno no bairro para a construção de um novo aterro. “A região Sul de Curitiba, em especial o bairro da Caximba, vem suportando há mais de 20 anos a presença desse aterro, que a comunidade chama de lixão, por ser obrigada a conviver com mau cheiro, gases tóxicos, urubus, animais peçonhentos e ratos”, diz um trecho.