Dia de reivindicação

Movimentos sociais protestam pedindo a saída de Temer

A manhã fria desta sexta-feira (9), com termômetros registrando mínima de -0,1ºC, começou marcada por vários protestos em toda Curitiba. Todas as manifestações são contra o presidente interino Michel Temer. Em alguns pontos, os prédios, como o da Petrobras, chegaram a ser fechados. Temer tem um encontro marcado com sindicalistas para tratar da reforma da previdência.

Na Rua Comendador Araújo, divisa do Centro com o Batel, onde fica o prédio da Petrobras, os manifestantes bloquearam uma faixa da rua. Eles entraram no saguão do prédio e impediram a entrada dos funcionários. A manifestação segue pacífica.

Ainda na região central de Curitiba, a agência da Caixa Econômica Federal da Praça Carlos Gomes, na esquina da Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua José Loureiro, também recebeu manifestantes. A intenção é impedir que a agência abra para funcionamento nesta sexta.

O prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Rua João Negrão também recebeu manifestantes. Algumas agências bancárias também amanheceram com faixas dizendo estar em greve.

Movimentos sociais protestam pedindo a saída de Temer
Manifestantes protestam em frente ao prédio do INSS, no Centro de Curitiba. Foto: Antonio More

RMC

O trânsito ficou complicado na manhã desta sexta-feira, na BR-476, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por conta do mesmo protesto. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve bloqueio total da rodovia, apenas da marginal, mas o trânsito segue lento no local.

A entrada da refinaria foi boqueada e nenhum funcionário foi permitido entrar para trabalhar. Para orientar o trânsito, agentes da PRF permanecem no local alertando motoristas.

Manifestação

Durante todo o dia Curitiba deve receber atos de protesto. Por volta das 14h, está marcada uma grande manifestação na Praça Santos Andrade. Os protestos são de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de funcionários da Petrobrás.

Agência da Caixa no Centro de Curitiba segue com protesto nesta manhã.
Voltar ao topo