Movimentos fazem vigília pró-Bolívia

Representantes de movimentos sociais, organizações ligadas aos diretos humanos e sindicatos iniciaram ontem ações de vigília em defesa da democracia na Bolívia. A mobilização acontece simultaneamente em diversos países da América Latina. Em Curitiba, cerca de 50 organizações participam da vigília.

Durante a manhã de hoje, representantes dos movimentos sociais e estudantes distribuirão panfletos informativos sobre o assunto na Boca Maldita, no centro de Curitiba.

A partir das 17h, acontece a vigília cívica na sede da Casa Latino Americana (Casla), quando serão debatidos temas que podem ameaçar as instituições democráticas bolivianas.

Para a presidente da Casla, Gladys Floriano, o novo panorama de governantes de esquerda na América Latina desperta uma tendência de posicionamento de parte da sociedade que ameaça a democracia nos países.

“Vivemos um momento especial. Pela primeira vez, os governos locais estão decidindo o próprio futuro, sem a influência dos Estados Unidos. Isso não é bem visto pelas oligarquias que antes impediam o desenvolvimento social e econômico dos povos andinos”, afirma.

O secretário de relações sindicais e sociais do Sindicato dos Bancários de Curitiba, André Machado, não descarta uma ameaça de golpe para tirar o presidente Evo Morales do poder.

“Pela primeira vez em três décadas a Bolívia tem um presidente do povo. E para as oligarquias, isso é inadmissível”, diz. Machado afirma que atividades como a vigília são importantes para fomentar a união dos povos. “Se não dermos as mãos, a democracia pode não prevalecer.”

Segundo Gladys, os governos vêm dando prova de que a democracia na América Latina está se solidificando. “Jamais pensei que veria o Estado se retratar e pedir perdão para presos políticos. Isso é um exemplo de que estamos caminhando firme para o desenvolvimento social não só para alguns, mas para toda a sociedade.”

A Casla, entidade que afirma lutar há mais de 20 anos pela democracia na América Latina, fica na Rua João Manuel, 140, no bairro São Francisco, em Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna