Finados

Movimento no Dia de Finados ficou abaixo do esperado

As comemorações do Dia de Finados, ontem, foram por água abaixo. A chuva, em Curitiba e na região metropolitana, atrapalhou quem pretendia homenagear um ente querido ou acompanhar as missas e cultos ecumênicos realizados nos cemitérios. O resultado foi movimento abaixo do esperado nos cemitérios e comerciantes lamentando o prejuízo pela baixa procura de flores e velas.

Porém, houve gente que não se intimidou e foi até o cemitério, como a dona de casa Célia Trintim. Ela visitou o túmulo de parentes e também de Maria Bueno, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. “Já tive graças atendidas por ela. Vou a seu túmulo há mais de 25 anos e peguei essa devoção de minha mãe. Até o final da minha vida, chovendo ou fazendo sol, sempre virei aqui para prestar uma homenagem”, garante. A funcionária pública Tereza Veiga conta que foi especialmente ao cemitério para visitar Maria Bueno. “Mesmo com essa chuva, vim até aqui para agradecer à santa’ e para fazer outros pedidos. Tenho muita fé nela”, comenta.

Missa

Anderson Tozato
Comércio alegou prejuízo.

No Cemitério Municipal do Água Verde, missa celebrada pelo bispo auxiliar de Curitiba Dom Dirceu Vergini e pelo padre Reginaldo Manzotti contou com aproximadamente 2 mil pessoas. “A chuva atrapalha, mas o público sempre participa. É o sexto ano em que realizamos essa celebração. Além de rezar para os mortos, mostramos que, ao olhar para a morte, vemos como tudo é efêmero”, diz o padre Manzotti.

Ele explica ainda que comemorar o Dia de Finados é uma tradição bíblica em que a Igreja pede respeito ao corpo. O padre diz também que levar flores aos mortos é crer nos sinais da ressurreição de Cristo e que as velas simbolizam um brilho para as almas no purgatório.

Prejuízo

Os comerciantes que vendem flores e velas estimam prejuízo de 60% a 70%. A perda só não foi maior porque, no sábado, houve boa procura de flores e velas. Eles avaliaram que esse foi um dos piores Dia de Finados dos últimos anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna