Nesta sexta-feira, milhares de motoristas começam a pegas as estradas paranaenses neste feriado de Proclamação da República.

continua após a publicidade

Previsão é de que até o começo deste sábado, quase 40 mil veículos trafeguem pelas estradas do Estado.

Segundo a concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277 que liga Curitiba ao litoral, o movimento é considerado alto, quase mil veículos por hora e o dobro do normal. A previsão é de que este número dobre a partir das 19 horas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o movimento na mesma rodovia, mas sentido interior é de 3 mil veículos por hora: quase 4 vezes acima do normal. No sentido Curitiba, cerca de 2.300 veículos por hora.

continua após a publicidade

Na BR-376, que liga Curitiba ao litoral catarinense, o fluxo de veículos é alto e 1.500 por hora. Previsão da PRF é de que este número aumente ao longo da noite podendo chegar a 3 mil ainda hoje.

A PRF estará nas estradas fiscalizando infrações de trânsito, embriaguez no volante, ultrapassagens em locais proibidos. O inspetor chefe de comunicação da PRF, Fabiano Moreno, alerta para os perigos de se dirigir a noite. “As pessoas que viajarão a noite que tenham certeza de que farão a viagem em segurança. O tempo estará ruim e temos tido vários acidentes e mortes no período noturno. O motorista se equivoca achando que o movimento é mais tranqüilo e excede a velocidade, mas a noite ele não tem a visão total da pista e às vezes é surpreendido podendo resultar em um acidente”, disse.

continua após a publicidade

Tempo

A previsão do tempo para este feriado, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, é de muito sol no interior, mas no litoral do Estado o céu estará nublado, mas existe a possibilidade de aparecer o sol. No domingo deve esquentar, mas na segunda-feira deve chover.