Os restaurantes e bares do litoral paranaense contrataram quase o dobro da mão-de-obra fixa para atender à demanda da temporada, indicou pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR). Os números, colhidos da primeira pesquisa da entidade junto a 88 estabelecimentos em oito localidades, evidenciou ainda a constatação dos proprietários quanto à movimentação de turistas, poder aquisitivo dos visitantes e a procedência dos mesmos. Aspectos positivos e negativos dos municípios também foram apontados.
Empresários de Guaratuba, Matinhos, Pontal de Sul e balneários, Morretes, Antonina, Paranaguá, Ilha do Mel e Guaraqueçaba revelaram que, em 34,3% dos estabelecimentos, o movimente neste verão foi maior. Já 33,35% apontaram queda nas vendas em relação à temporada anterior. ?Mas avalio como positivo o índice, se notarmos que 23,3% dos proprietários informaram ter obtido vendas semelhantes às do ano passado?, diz o diretor executivo de Desenvolvimento da Abrasel Nacional, Luciano Bartolomeu.
Ele acredita ainda que a principal constatação da pesquisa, de que os estabelecimentos aumentaram o número de trabalhadores durante dezembro, janeiro e fevereiro em 89,5%, foi em conseqüência do incremento de público. ?Notamos que mais pessoas do próprio Estado têm se dirigido ao litoral do Paraná. Os empresários apontaram que a maior parte dos turistas é formada por moradores do interior do Estado; em seguida vêm Curitiba e Região Metropolitana e depois os paulistas?, aponta. Já a Ilha do Mel despontou como ponto de visitação de grande número de estrangeiros, incrementando a rentabilidade do setor no local.
Os melhores índices de desempenho na pesquisa foram evidenciados em Guaratuba, onde 81,5% dos estabelecimentos consultados apontaram crescimento nas vendas -, Morretes (77%) e Matinhos (75%). Paranaguá e Guaraqueçaba apresentaram os resultados menos animadores, com cerca de 70% dos estabelecimentos apontando queda no faturamento em relação à temporada passada.
Dentre os pontos positivos da temporada, a maioria dos empresários apontou limpeza urbana e bom policiamento. O que falta melhorar, entretanto, é o saneamento básico, infra-estrutura das cidades e, principalmente, a dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada. A Abrasel promete agir previamente para colher índices melhores na próxima temporada: ?A partir da semana que vem vamos nos reunir com os empresários para traçar um plano de ação?, diz o diretor. O objetivo é montar uma comissão em cada município que intervenha junto aos entes públicos e na busca de parcerias para a execução das melhorias a serem alcançadas.