Muitas pessoas deixaram as praias do Paraná e Santa Catarina, ontem, pelas BRs-277 e 376. O movimento foi intenso principalmente a partir do meio-dia e aumentou ainda mais no final da tarde.
Por volta das 19h, a concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, registrava fluxo de mais de 2 mil carros por hora subindo a Serra do Mar. Em dias normais o movimento é de até 700 veículos por hora. Cerca de 500 seguiam em sentido contrário.
Na BR-376, entre Curitiba e Joinville, o movimento ficou mais distribuído nos dois sentidos: segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 1,9 mil veículos por hora vinham em direção a Curitiba, enquanto no sentido contrário, o fluxo era de aproximadamente 1,4 mil automóveis por hora.
De acordo com o inspetor da PRF, Maurício Hugolino Trevisan, o movimento na BR-376 deve ser, nesta semana, bastante parecido com o registrado na semana passada. “O fluxo de veículos deve ser razoavelmente pequeno hoje, e aumentar bastante a partir de amanhã”, explica.
A Ecovia também prevê movimento normal para a BR-277, hoje. A partir de amanhã, porém, o fluxo de automóveis deve voltar a ser intenso, no sentido litoral. O pior horário para viajar para as praias, amanhã, entre as 15h e 21h, quando até 2 mil veículos por hora devem usar a estrada.
Mas o pico deve ser entre as 9h e 19h de quarta-feira, quando 2,5 mil carros deverão passar por hora pela rodovia. No total, entre hoje e quarta-feira, a concessionária prevê que aproximadamente 68 mil veículos sigam em direção ao litoral paranaense.