Na tentativa de conscientizar os clientes de rodovias para que dirijam com cuidado e evitem acidentes, a concessionária Viapar, que responde por 547 quilômetros nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná desenvolve uma programação especial durante o feriadão de Carnaval.

continua após a publicidade

Hoje e sábado, quando está previsto um aumento de 10% no fluxo de veículos, será realizada uma ação na praça de Mandaguari, na BR-376, com atores do Circo Teatro Sem Lona de Maringá. O mote do movimento, que pretende chamar a atenção dos motoristas para alguns cuidados básicos ao dirigir na rodovia, é ?No Carnaval não vale folia no volante?. Nesta sexta-feira os atores estarão atuando das 14 às 17 horas e, no sábado, das 10 às 13 horas.

Por outro lado, Viapar tem equipes de atendimento nas bases operacionais espalhadas em sete pontos estratégicos e que ficam a postos durante as 24 horas do dia. ?Infelizmente esta é uma época muito associada a abusos nas estradas?, comenta o coordenador do Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa, Cláudio Goes, lembrando que o consumo de bebidas alcoólicas é sempre uma preocupação. ?Vamos torcer para que as pessoas tenham consciência e evitem beber antes de sair de casa?, acrescenta.

Os períodos de maior fluxo estão previstos para o final da tarde e início da noite de hoje, bem como todo o dia de sábado. O movimento de retorno, por sua vez, deverá se concentrar mais na tarde e noite de terça-feira e na manhã de quarta-feira. O coordenador do CCO lembra, ainda, que como o Carnaval está ocorrendo mais cedo este ano, no começo de fevereiro, ?possivelmente um grande contingente de pessoas, em final de férias, estará voltando na terça-feira e quarta-feira pela manhã?. Por isso, ele recomenda cautela aos motoristas, evitando ultrapassagens arriscadas, velocidade excessiva e também cuidado com itens de segurança do veículo. Lembra ainda que, segundo dados da Polícia Rodoviária, 70% dos acidentes acontecem no estágio final das viagens, quando as pessoas estão chegando. ?Todo cuidado é pouco?, finaliza.

continua após a publicidade