Os motociclistas que circulam em Curitiba estão ganhando mais 139 áreas de estacionamento ? 127 no centro e doze nos bairros do Portão (zona sul) e Bigorrilho (zona oeste). Hoje, são 54 áreas para o estacionamento de motocicletas nas áreas de EstaR (sistema de estacionamento pago e rotativo da capital). Diferentemente dos automóveis, as vagas para motos continuam gratuitas.
Junto com as novas áreas, a Diretran está trocando as placas das áreas do EstaR por um novo modelo, com fundo verde e letras mais visíveis e claras do que as atuais, de fundo azul. Além da mudança de cor, as 1.370 novas placas contêm a informação de que os motociclistas não podem estacionar nas áreas de EstaR exclusivas para automóveis.
“Essas medidas foram necessárias porque os motoristas de automóveis sentiam-se prejudicados por terem de pagar por um espaço que era gratuito aos motociclistas”, disse a gerente de operação de trânsito da Urbs, Léa Hatschbach. “E a cor das placas foi mudada para acabar com as confusões com outras placas também de fundo azul mas que não são do EstaR.”
Desde terça-feira (29), os motociclistas que estacionarem nas áreas que já tenham a nova sinalização e ocuparem o espaço destinado ao estacionamento de outros veículos receberão um aviso e serão orientados pelos agentes municipais de trânsito para que passem a utilizar as áreas reservadas ao estacionamento de motocicletas. A sinalização horizontal das áreas reservadas às motos têm pintura amarela e não branca como ocorre nas áreas exclusivas dos veículos.
Depois que toda a sinalização estiver implantada, quem estacionar em desacordo com a sinalização poderá ser multado e, no caso dos motociclistas, o estacionamento irregular não será passível de regularização como ocorre no caso dos automóveis que, quando estacionam nas áreas de EstaR, em algumas situações, podem regularizar a sua situação mediante o pagamento de R$ 7,50. Os motociclistas continuarão isentos do pagamento do EstaR.
Estacionar em desacordo com a sinalização é infração leve prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tanto motoristas quanto motociclistas estão sujeitos a notificação. A multa é de R$ 53,20 e o motorista ainda perde três pontos na carteira de habilitação.
Se o motorista estacionar o carro em área de EstaR e for uma situação passível de regularização, ele tem 72 horas para regularizar junto aos agentes de trânsito ou na própria Urbs, na Rodoferroviária, das 8h30 às 17h. Com a mudança serão 7.433 vagas de EstaR.