Em assembleia nesta sexta-feira (16), às 9h, na Rui Barbosa, motoristas e cobradores de Curitiba e Região aprovaram a pauta para as negociações salariais deste ano. A data-base (mês de negociação salarial) da categoria foi mantida para o dia 1º de fevereiro.

continua após a publicidade

Por unanimidade, os trabalhadores autorizaram o Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) a negociar diretamente com Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (SETRANSP), Urbs e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC).

A primeira mesa redonda está marcada para o próximo dia 27, na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE).

Em último caso, não havendo acordo, foi aprovado ao Sindicato o direito de instaurar o dissídio coletivo e deflagrar greve.

continua após a publicidade

As principais reivindicações contidas na pauta são o pagamento em dia dos salários dos trabalhadores, melhorias nas condições de trabalho e o aumento salarial.

A falta de segurança preocupa os motoristas e cobradores. Roubos e assaltos são frequentes e ocorrem nos mesmos lugares, mas, apesar de reclamarem, os funcionários não são atendidos.

continua após a publicidade

Além disso, os trabalhadores se queixam da falta de estrutura e de boas condições de trabalho, já que, entre outras coisas, as estações-tubo não têm banheiro e reagem mal à variação de temperatura durante o ano.

Com informações da assessoria de imprensa do Sindimoc.