Os motoristas e pedestres que passam pela Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral do Estado, devem ficar atentos às sinalizações implantadas no local. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) alerta que na altura do km 10, onde tráfego está liberado em meia pista, foi instalado um semáforo para permitir a circulação nos dois sentidos da via.
No local, também há placas que indicam redução de velocidade, além de orientação da Polícia Rodoviária Estadual. A polícia auxilia na fiscalização para a segurança dos usuários, além de orientar os motoristas nos fins de semana, quando o fluxo é maior.
“O usuário deve ter a atenção redobrada no local, para evitar acidentes”, alerta o superintendente da regional Leste do DER-PR, Gilberto Loyola. Caso o motorista não respeite a sinalização, poderá sofrer advertência ou multa. Desde que a meia pista foi liberada – no início de julho – a média de fluxo durante a semana é de trinte veículos por hora. Nos fins de semana, a média chega a quase cem veículos/hora.
Conclusão
Para que a meia pista fosse liberada, as equipes contratadas pelo DER-PR concluíram 16 pilares, 36 vigas, de 10 metros cada, e lajotas para sustentar a nova travessia implantada no local. A conclusão total do trecho, que permitirá a circulação completa de veículos, será finalizada em setembro deste ano.
Durante esse período, as equipes concluirão sistema de drenagem, muros de sustentação, aterro da ponte, caixas de energias e a reconstituição da mata nativa. Além de finalizarem murros de sustentação em outros pontos da estrada.
“Após toda a conclusão da obra, e para que as características originais da Estrada da Graciosa sejam mantidas, serão instalados paralelepípedos no local”, finaliza Loyola.