A Resolução 276, publicada no último dia 13 de maio pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obriga o recadastramento até 10 de agosto de motoristas cuja Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda esteja no modelo antigo, ou seja, sem fotografia do condutor.

continua após a publicidade

No Paraná, últimos dados da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) informam que são mais de 489 mil habilitações ainda no modelo antigo. Dessas, 13.246 estão com a data de vencimento para o próximo ano.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o principal objetivo do recadastramento é migrar todos os condutores registrados ainda no modelo antigo de registro, o Prontuário Geral Único (PGU), para a base do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), um sistema em uso desde 1998 e que conta com as fotografias dos condutores na CNH.

Os motoristas, que ainda não tiveram a CNH vencida, podem procurar as agências do Departamento de Trânsito (Detran) até 30 dias depois do vencimento. O motorista que não se cadastrar até o dia 10 de agosto terá seu direito de dirigir cancelado, não podendo mais fazer a renovação.

continua após a publicidade

“O condutor que perder o recadastramento e que quiser continuar a dirigir deverá entrar novamente no processo de habilitação, passando pelo centro de formação de condutores, pelas provas teóricas e o teste prático de direção do Detran”, explica a coordenadora de habilitação do Detran no Paraná, Maria Aparecida Farias.

Para realizar o recadastramento, o condutor precisa ter em mãos a carteira de motorista, CPF e RG. Caso a carteira de motorista antiga for registrada em outro estado, é preciso levar um comprovante de residência do Paraná.

continua após a publicidade