A pintura apagada nas vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência pode confundir os motoristas mais desatentos, que estacionam ou param “só um minutinho” – mesmo com placas sinalizando as vagas exclusivas. É o que acontece, por exemplo, na Rua Trajano Reis, no bairro São Francisco. Mas a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) adverte: mesmo se a sinalização horizontal estiver ruim, quem desrespeitar vai levar multa.

continua após a publicidade

Na Trajano Reis, próximo à Praça Garibaldi, pouco sobrou das faixas que dividem as vagas regulares de EstaR da exclusiva às pessoas com deficiência. Na faixa destinada aos idosos, restou apenas o “oso”. As placas informando a quem pertencem as vagas, embora amassadas, estão lá. Mas os motoristas, seja por desrespeito ou pela dificuldade em identificar os locais, insistem em parar nos espaços reservados.

Infração

A empresária Fernanda Pimpão uma vez por semana espera a filha na Trajano Reis. Ela diz que não sabia que a vaga onde estava parada era exclusiva para pessoas com deficiência. “Eu não tinha nem ideia, não tem pintura no chão e não tinha outras vagas na rua”, afirma. Para a advogada Márcia Botelho, a falta de sinalização horizontal prejudica os motoristas. “Quando está mal sinalizado fica difícil visualizar, e a gente leva multa”, aponta.

Um taxista estacionado na vaga exclusiva para pessoas com deficiência, após criticar a má sinalização e dizer que os agentes da Setran “não perdoam ninguém”, justificou-se: táxi teria tolerância de 15 minutos. Mas a informação da secretaria não é essa: lei municipal permite que os taxistas permaneçam até 15 minutos na área de EstaR, mas não nas vagas de pessoas com deficiência e idosos.

continua após a publicidade

Punição com três pontos

A Setran informou que mesmo se a pintura estiver apagada, os motoristas serão autuados caso estacionem nas vagas reservadas. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a sinalização horizontal é o complemento da vertical (placas).

continua após a publicidade

A infração por estacionar em lugar não regulamentado é leve, e penaliza o motorista em três pontos na carteira de habilitação.