Polêmica no trânsito de Curitiba. Radares nos cruzamentos de vias com limite de velocidade diferentes confundem os motoristas ou tudo é uma questão de atenção e disciplina? Dos 86 radares que estão em funcionamento em Curitiba, quatro registram infrações de veículos que excederem os 40 km/h. Para agluns, uma armadilha. Para a Urbs, algo que sempre existiu, com a diferença que agora há equipamentos de fiscalização para os motoristas que não respeitarem os limites das vias. “Essa fiscalização não deve confundir porque o motorista sempre tem que observar as placas de sinalização das vias. Sempre existiu a regulamentação de velocidade de acordo com as características da via. O que estava acontecendo é que as pessoas não respeitavam esta sinalização, o que acabava provocando mais acidaentes. Agora temos esses equipamentos para coibir isso”, disse a diretora de Trânsito da Diretran, Rosângela Batistela, em entrevista à Banda B.
Um dos radares que está causando a polêmica está localizado no cruzamento das avenidas República Argentina e Água Verde. Ali existem duas velocidades limites. A velocidade máxima permitida na Avenida Água Verde é de 60 km/h, já a velocidade máxima da Avenida Água Verde é de 40 km/h. Para a diretora, tudo é uma questão de atenção. “Avenidas como a República Argentina, com a canaleta do expresso, há muito tempo são chamadas de vias lentas exatamente porque sempre a velocidade limite foi de 40 km/h. São vias de muita travessia de pedestres, principalmente em função do comércio na região. O motorista precisa ficar atento ao que as placas sempre sinalizaram”, disse.
Os outros três radares com limite de 40 Km/h estão no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua José de Alencar; esquina da Avenida João Gualberto com Rua da Glória; e cruzamento da João Gualberto com Luiz Leão. Até o final do ano, a previsão é que Curitiba tenha 140 radares em funcionamento.
Avanço de sinal
A diretora informou também que ainda não há aplicação de multa nos novos radares que que flagram os motoristas que furam o sinal vermelho, fazem conversões proibidas ou param sobre a faixa de pedestres. Os chamados “super radares”, ainda não entraram em operação porque estão passando por ajustes. Segundo Batistela, nos próximos dias, de forma gradual, as multas começarão a ser aplicadas e os motoristas serão avisados previamente. Atualmente, dos 86 radares que operam na cidade registrando excesso de velocidade, 19 vão flagrar as demais infrações. Técnicos da Urbanização de Curitiba (Urbs) e da empresa Consilux, que opera o sistema, estão definindo o tempo a partir de quando começa a ser registrada a infração. Para o motorista que iniciou a travessia com o sinal aberto, caso o sinaleiro fique vermelho no meio da travessia, o sistema concederá de 1 a 2 segundos antes de registrar o flagrante.