O motorista paranaense é o que mais recebe multas em outros estados, conforme dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de janeiro de 2004 até agora, já foram realizadas dentro do Renainf mais de cinco milhões de multas em todo o País, de todos os tipos. Vinte por cento delas foram em veículos licenciados no Paraná. Até o final de 2003, quando não existia esse sistema, o motorista que fosse flagrado praticando algum infração de trânsito fora de seu estado ficava impune.
O coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Eduardo Sanches Faria, acredita que o Paraná é o líder quando o assunto é multas em outros estados porque muitos motoristas e empresas procuram o Estado por conta dos benefícios na tarifação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). ?Muitas empresas de outros estados acabam criando filiais e registrando seus veículos no Paraná por causa dos baixos valores de IPVA. Não sei a quantidade, mas é certo que a frota do Paraná circulando em outros estados é grande?, comentou Faria. O segundo colocado no ranking de multas em outros estados foi Minas Gerais (com 16,5% do total), o terceiro foi São Paulo (com 14,6%) e o quarto, Santa Catarina (8,7%).
O Detran-PR foi procurado para expressar sua opinião sobre os dados, mas a reportagem não obteve retorno. A assessoria de imprensa do órgão informou que a pessoa que poderia falar sobre o assunto estava em reunião.