Uma leitora do Paraná Online, que preferiu não ser identificada, flagrou às 12h45 desta terça-feira (20) um motorista do transporte coletivo falando ao celular enquanto dirigia. A cena foi registrada na linha Inter 2, sentido Cabral, entre as estações-tubo Centro Cívico e Terminal Cabral.
De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é considerada média e acarreta 4 pontos da carteira, além de multa de R$ 85,13. Pela legislação, está proibido também o uso de fones de ouvido. Segundo estudos, o motorista que fala ao celular tem quatro vezes mais chances de se acidentar.
Fiscalização
No caso do transporte coletivo, o fiscal de trânsito da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), responsável por gerir o sistema, deve atuar no flagrante da infração e a empresa de ônibus será autuada, cabendo recurso. Somente no ano passado, a Urbs registrou mais de 9,5 mil infrações (de diferentes naturezas) no transporte coletivo.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que atitudes como esta são repudiadas pelas empresas e que cursos de reciclagem e capacitação são empregados com frequência. O Setransp informou também que o usuário que flagrar cena semelhante deve entrar em contato com a Central 156.
A linha de ônibus flagrada pela leitora é a Inter 2, sentido Cabral. Foto: Colaboração. |
**Tem notícia perto de você também? Mande para a gente pelo WhatsApp do Paraná Online. Adicione o número 9953-1318. |
---|
O Paraná Online está também no seu celular, basta adicionou o número e entrar em contato. |