A Ouro Verde Transportes e Locação S.A. foi condenada a pagar R$ 3.670, por danos materiais, porque um funcionário causou um acidente de trânsito ao abrir a porta do carro, na Rua Conselheiro Laurindo, no centro de Curitiba.
O motorista não teria percebido a aproximação de um caminhão e, ao abrir a porta do Gol placa ALU-7270, bateu na parte frontal do veículo, causando danos no parachoque, na porta, no paralamas e na tampa da caixa de comando.
A decisão, por unanimidade de votos, foi da 10.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná. Além disso, a empresa terá que pagar outro valor, ainda a ser determinado, a título de lucros cessantes, devido ao tempo em que o caminhão ficou fora de serviço por conta dos danos.
De acordo com a decisão do desembargador, “o ato de abrir a porta do automóvel estacionado em via pública, sem cautela e cuidados necessários, obstruindo a passagem de veículo em trânsito, configura ato ilícito”.
Defesa
A Ouro Verde Transportes e Locação S.A. alega que o acidente ocorreu por culpa do condutor do caminhão. Sustentou que o seu motorista tomou todas as cautelas e cuidados necessários ao descer do veículo.