Quantas vezes você já ouviu dizer que está cada dia mais perigoso andar no trânsito? E não é só por causa do congestionamento, estresse e outras complicações. Cada vez mais surgem provas que irresponsáveis, bêbados e até bandidos podem estar dirigindo na pista ao lado, na frente ou atrás.

continua após a publicidade

Um desses acidentes cheios de surpresas e estranhezas aconteceu ontem, a poucos dias do fim do Maio Amarelo, que marca a conscientização pela segurança no trânsito. Um jovem, de 15 anos, morreu no quilômetro 10 da PR-418 (Contorno Norte), no Lamenha Grande, em Almirante Tamandaré. Enquanto ele agonizava na ambulância, seu motorista, um traficante conhecido da polícia, sumiu.

Feridos

O jovem estava no Peugeot 206 atingido por uma Hilux. Os socorristas do Siate, com apoio do médico, foram acionados e na chegada ao local prestaram socorro ao garoto. Emanuel Messias Padilha morreu dentro da ambulância, a caminho do Hospital Evangélico, em Curitiba. Leandro da Silva, 17 anos, que também estava no Peugeot, e Izandre Gomes da Rosa, 33, motorista da Hilux, também ficaram feridos e foram encaminhados ao mesmo hospital.

De acordo com a polícia, a Hilux atingiu a traseira e destruiu completamente o carro. A pancada foi tão violenta que os dois veículos foram parar fora da pista. O garoto estava no banco de trás do Peugeot e, por isso teve os ferimentos mais graves.

Motorista bandido

continua após a publicidade

Enquanto os socorristas do Siate davam atendimento aos dois feridos, os policiais se atentavam a um elemento importante para as investigações do acidente: o motorista do Peugeot fugiu do local. Existe a suspeita de que ele estava fazendo um “racha” com outro veículo, quando foi atingido pela Hilux.
Horas depois, na delegacia de Almirante Tamandaré, os policiais descobriram que o Peugeot, com placas de Pinhais, era “piseira” (carro com mandado de busca e apreensão expedida por falta de pagamentos). O veículo tinha comunicação de transferência do dia 2 de dezembro de 2013. O IPVA não é pago desde 2010 e o Peugeot tem mais de R$ 5 mil em dívidas (multas, IPVA e licenciamento).

Ficha

continua após a publicidade

Com base no inicio da apuração das informações, a Polícia Civil descobriu que o motorista do Peugeot, placa HSA-5428, é o traficante “Perninha”, que atua em Colombo e Almirante Tamandaré. De acordo com a polícia, ele tem quatro mandados de prisão e já cumpriu pena.

Siate faz demonstrações de primeiros socorros no MON. Foto: Daniel Castellano.

60 atendimentos por dia

O atendimento ao acidente que matou Emanuel Messias Padilha, 15 anos, na madrugada de ontem é apenas um dos cerca de 60 socorros que o Siate presta diariamente em Curitiba e região. Nos fins de semana, o número dobra. O dado foi divulgado ontem, pelo aniversário de 25 anos do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), comemorado hoje.

Exposição prática sobre primeiros socorros abriu a semana de comemorações, no Museu Oscar Niemeyer (MON). São cinco estações, com socorristas preparados para demonstrar a conduta a ser adotada para cada tipo de ocorrência. “Estamos fazendo simulações de reanimação cardíaca, desobstrução de vias aéreas, imobilização de fraturas e outros procedimentos que qualquer pessoa pode fazer em situação de emergência”, explicou a médica do Siate,, Mônica Parolin.

Dias críticos

Nos fins de semana, a demanda por atendimentos praticamente dobra. Dados dos bombeiros apontam que 65% são de vítimas de acidentes de trânsito, a maioria envolvendo motociclistas. Por conta disso, o evento no MON mantém dois estandes sobre segurança no trânsito. Há distribuição de materiais educativos, jogos interativos, apresentação de vídeos e bate-papo com profissionais do Detran-PR, Setran e do Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN).

É o seguinte!

Não basta se preocupar com mil e uma neuroses. Agora você tem que andar no trânsito como se estivesse num campo minado de loucos. Tem de bêbado a bandido, que podem pôr em risco sua vida ou da sua família. E olha que estamos falando de uma cidade que viu o número de mortos cair. Mas a impunidade, essa não cai.