Mostra fotográfica em Curitiba retrata a ditadura

Curitiba sedia, a partir de hoje, uma exposição que recupera a memória dos anos em que o Brasil esteve submetido à ditadura militar. ?Direito à memória e à verdade – A ditadura no Brasil: 1964 a 1985? traz cerca de 180 fotografias que retratam o momento histórico.

?A mostra retrata com pouco texto e muita foto um momento que o País não pode tirar da memória?, comentou ontem o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. Ele esteve ontem em Curitiba para abrir a exposição, que vai até o próximo dia 24 de junho, no Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal.

Vanucchi defendeu que ?os países que se recusam a reconhecer seus erros estão condenados a repeti-los?. Por isso, explicou, a intenção da exposição não é remexer em feridas do passado político do Brasil ou dar enfoque revanchista, mas sim mostrar aos mais jovens a história. ?As feridas do passado ajudam a compreender a importância das conquistas históricas e das transformações que temos hoje?, afirmou.

A mostra traz diversos fatos marcantes da ditadura militar, como a praça do Congresso Nacional tomada por tanques de guerra, as prisões no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna e o culto ecumênico realizado na Catedral da Sé pela morte do jornalista Vladimir Herzog, entre outros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo