Provar como pequenos atos podem se transformar em grandes ações. É com essa proposta que o Centro de Ação Voluntária (CAV) de Curitiba quer dar visibilidade a iniciativas que o setor público, privado e sociedade civil estão desenvolvendo no sentido de atingir uma transformação social e bem comum. Até sábado, 82 expositores estarão reunidos no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba, apresentado seus resultados durante a 5.ª Mostra de Ação Voluntária – Cidadania e Responsabilidade Social.
O evento é considerado um grande painel do trabalho social que é realizado no Paraná. A coordenadora do CAV – uma ONG que surgiu em 1998, com a proposta de promover o voluntariado, servindo de ponte entre entidades e voluntários -, Fernanda Rocha, diz que a principal meta da mostra é divulgar as iniciativas que estão dando certo, bem como deslumbrar parcerias e outras iniciativas. Ela comenta que o evento que começou pequeno, sendo realizado em apenas um dia, teve uma repercussão tão positiva, que hoje já vem chamando atenção de diversas entidades.
Prova disso foi o interesse do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) – rede de organizações empresariais que praticam o investimento social privado – de realizar, paralelamente a mostra do CAV, o 4.º Congresso Geife sobre Investimento Social Privado. O evento, que é bianual, deve reunir cerca de 600 pessoas que participarão de palestras, painéis e workshops, que irão abordar idéias e experiências inovadoras para potencializar práticas sociais em busca de um desenvolvimento sustentável.
Nessa edição da Mostra de Ação Voluntária a Prefeitura de Curitiba também resolveu investir. Ela irá oficializar a parceira de trabalho para o Curitiba Solidário, que terá como objetivo desenvolver ações voltados ao estímulo do voluntariado na capital, envolvendo sociedade e empresários. A 5.ª Mostra de Ação Voluntária será realizada até sábado, sendo aberta ao público e com entrada franca. Mais informações: www.gife-cav2006.org.br.