Os três setores – governo, empresas e sociedade civil organizada – estão reunidos desde ontem na 4.ª Mostra de Ação Voluntária – Cidadania e Responsabilidade Social, que acontece até amanhã no Estação Embratel Convention Center. O objetivo do encontro é apresentar à comunidade os projetos na área social desenvolvidos que beneficiam milhares de pessoas, de todas as faixas etárias.
?Muitas pessoas têm vontade de ajudar e não sabem como. Aqui elas poderão conhecer muitos trabalhos e se quiserem, se inscrever como voluntárias?, diz Maria de Lourdes Silva Nunes, presidente do Centro de Ação Voluntária (CAV).
Os dentistas Carlos Justo e Karen Ermel, por exemplo, uniram saúde e cultura no voluntariado. Ao passo que realizam serviço odontológico para a comunidade de pescadores da Ilha do Teixeira, eles desenvolveram uma biblioteca itinerante, batizada de Francisco José Zerbetto Assis e Arnaldo Cruz. ?Todas as vezes que realizamos alguma ação voluntária, na ilha ou em outros locais, levamos gibis e livros para incentivar o hábito da leitura entre as crianças?, diz Carlos, que está recebendo doações no estande durante a mostra.
Além do aumento da participação da sociedade civil nas ações voluntárias, a cada dia mais empresas investem em programas de voluntariado, incentivando funcionários a participar.
Palestras
Além dos estandes de visitação, os visitantes podem participar de palestras até amanhã. Ontem à noite a palestrante foi a economista Mirian Leitão, que falou sobre a participação do Terceiro Setor no voluntariado.