Uma grande quantidade de peixes apareceu morta, ontem, em um trecho do rio Iraí, na região da Vila Antonieta, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles começaram a boiar na tarde de domingo, e ontem pela manhã, muitos moradores entraram no rio para recolher os peixes. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) prometeu para hoje um parecer preliminar sobre o assunto.
O garçom Antônio Gonçalves, que mora em frente a uma ponte que dá acesso ao Jardim Tropical, disse o rio amanheceu coberto de peixes, mas logo a população foi entrando na água e recolheu-os, algumas ainda com vida. “O perigo é que muitos falaram que comeriam esses peixes sem mesmo saber do que eles morreram”, disse Gonçalves. Os vizinhos do padeiro Jair Ribeiro de Souza recolheram alguns peixes e guardaram em uma banheira no fundo do quintal, para as crianças brincarem com eles. “É um perigo ficar mexendo nisso, pois não sabemos o que aconteceu com os peixes”, disse.
Os moradores acham que a água do rio pode ter sido contaminada com produtos dispensados pela estação da Sanepar, que fica próxima ao local. A Sanepar afirmou que a região onde os peixes apareceram mortos não faz parte da área de manancial da empresa, por isso não teria influência sobre a situação. O IAP informou que colheu amostras da água e hoje deveria ter os resultados das condições de acidez e oxigênio. O instituto também fará análise da quantidade de material orgânico da água para tentar identificar o que teria provocado a morte dos peixes.