A causa da defesa dos animais perdeu uma de suas mais ilustres representantes. Enid Bernardi Gelbert, mais conhecida como professora Enid, faleceu na noite desta quinta-feira (31), aos 74 anos. A fundadora e diretora da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) sofria há tempos de problemas cardíacos.
O velório acontece na Capela Vaticano, no Cemitério Municipal, nesta sexta-feira (1º). A cremação deve acontecer segunda-feira (4), por volta das 10h da manhã. De acordo com sua vontade, suas cinzas serão jogadas na nova sede da SPAC, em Colombo.
A presidente voluntária da sociedade, Soraya Simon, conta que a Enis Bernardi foi uma personalidade muito forte e que, mesmo com uma deficiência cardíaca muito grave, fazia questão de comparecer à sede para continuar seu trabalho. “Ela dedicou sua vida inteira aos animais, representava muito para todos nós. Com certeza vai nos fazer muita falta”, afirmou Soraya.
O último pedido de da professora foi para que não enviassem flores ao seu velório, mas sim, ração para os cães e gatos que estão atualmente sob a proteção da SPAC. Pela sua incrível história de vida e seus feitos, será realizada nesta sexta-feira, às 19h, uma homenagem em sua memória.
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
A SPAC foi fundada em 20 de abril de 1972 e funcionava apenas como um escritório para orientar a população. Já em 1975, mudou sua sede para poder, também, dar tratamento veterinário para animais necessitados. Em 1979, com a nova mudança de sede, onde está atualmente, a possibilidade de abrigar os animais, ainda que provisoriamente, surgiu.
Atualmente a sociedade abriga cerca de 600 animais entre cães e gatos e não recebe nenhuma ajuda governamental de qualquer tipo. Para se sustentar conta com doações e com a renda da clínica veterinária que funciona no local.