Morre, aos 91 anos, irmão Luiz Albano

Morreu na noite de terça-feira, em Curitiba, o irmão Luiz Albano, 91 anos, um dos fundadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O religioso começou a atuar na instituição desde a inauguração da Faculdade Marista de Filosofia, Ciências e Letras, ponto de partida da PUCPR, que funcionava na Rua XV de Novembro. Já em 1959 era um dos membros do grupo que fundou a PUCPR, liderado pelo bispo Bom Manuel da Silveira Delbux.

?A vida profissional do irmão Albano se confunde com a fundação, história e trajetória da PUCPR?, afirmou o diretor de relacionamento interno da universidade, irmão Benê Oliveira. Irmão Albano atuou por muitos anos como secretário-geral e organizador dos processos de reconhecimento dos currículos a serem implantados na Faculdade Marista de Filosofia, Ciências e Letras. ?Ele era especialista em legislação e normas de ensino?, contou irmão Benê.

Irmão Albano foi secretário da Sociedade Paranaense de Cultura, entidade mantenedora da PUCPR, e foi membro, por muitos períodos, do Conselho Diretor de Fundação Educacional do Estado do Paraná (Fundepar), do Conselho Estadual de Educação e da Câmara de Ensino Primário. Em 1988, recebeu também o título de cidadão honorário de Curitiba pela Câmara Municipal.

Segundo o diretor de relações internas da PUCPR, a melhor forma de traduzir irmão Albamo é a ?materialização das expressões presença e crença. Presença nos momentos das pessoas que partilharam com ele a obra da PUCPR. Ele mesmo, presença da própria PUCPR. Crença manifestada na abertura de espírito ao mundo, à cultura, ao trabalho, na escuta do que Deus fala pelas circunstâncias. Presença e crença de trabalhador incansável e competente, de educador de sentidos puros e de firmeza de caráter que estimulam e fortalecem a todos?, descreveu irmão Benê.

Formação

A formação educacional e profissional de irmão Albano é extensa. Natural de Mallet, o religioso iniciou sua carreira dentro da Igreja Católica em 1929, com 13 anos de idade. Nesse mesmo ano, irmão Albano ingressou no Instituto dos Irmãos Maristas em Curitiba. Três anos depois esteve no Instituto Marista Santa Maria de Curitiba. Logo após, sua trajetória continuou a seguir no Rio de Janeiro, onde freqüentou o Ginásio Marista São José, na cidade de Mendes. A partir daí começou sua vida profissional.

O religioso trabalhou por dois anos como professor no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, depois no Colégio Champagnat, na cidade de Franca, em São Paulo, depois no Colégio Marista Nossa Senhora do Carmo (SP). Já em 1943 lecionou por oito anos no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba. Foi nesse período que tornou-se bacharel e licenciado em Letras Anglo-Germânicas. Em 1956, irmão Albano voltou ao Rio de Janeiro para ser secretário do Externato Marista São José, mas voltou para o Colégio Santa Maria um ano depois.

Foi em 1957 que irmão Albano assumiu o cargo de secretário do Colégio e da Faculdade Marista de Filosofia, Ciências e Letras, que deu início à PUCPR. A faculdade funcionava anexa ao Colégio Marista. Irmão Albano foi velado ontem na Paróquia Universitária Jesus Mestre e sepultado no Cemitério Água Verde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo