O jornalista e colunista do jornal Gazeta do Povo Luiz Alfredo Malucelli, o Malu, morreu na madrugada desta terça-feira (23), em Curitiba, aos 80 anos. Segundo familiares, Malu morreu vítima de um infarto.
Nascido em Morretes, em 20 de abril de 1934, Malu se mudou cedo para Curitiba onde começou a se destacar no futebol a partir dos 15 anos. Ele chegou a jogar pelo Atlético, Coritiba e Ferroviário (hoje Paraná Clube). De gênio explosivo, também deixou cedo o esporte. A partir dos 26 anos dedicou-se ao jornalismo e ao rádio.
Primeiramente escrevia e comentava sobre esportes. Foi diretor da então Rádio Guairacá e ali também começou a se destacar na gastronomia. Para arrecadar patrocínios, convidava empresários e publicitários para almoços e jantares comandados por ele em casas e restaurantes de amigos. O sucesso na rádio fez o então proprietário, Paulo Pimentel, convidá-lo a assumir o departamento comercial da TV Iguaçu, Canal 4.
Desde 1970, quando mudou-se para a TV Paranaense, Canal 12, começou a parceria com o jornalista Francisco da Cunha Pereira Filho. Passou também a escrever para a Gazeta do Povo e consolidou a carreira nas áreas de jornalismo, marketing e publicidade, sem nunca esquecer da gastronomia.
Mantinha até os dias atuais uma coluna semanal, publicada aos sábados, no jornal Gazeta do Povo, onde contava deliciosas e bem-humoradas histórias e publicava receitas.
Em 2011, Malu publicou o livro “Casos do Malu – histórias, receitas e muitas risadas”, em que resgata algumas das histórias e receitas, junto com o amigo e jornalista Gilberto Fontoura.