O terminal de ônibus do Bairro Alto, em Curitiba, segundo alguns moradores, tem pouca estrutura para atender a demanda. Outra reclamação é sobre a estação-tubo Detran, localizada bem em frente ao órgão, no bairro Tarumã, que está com parte dos vidros quebrados.

continua após a publicidade

O usuário do transporte coletivo e morador do Bairro Alto Rafael Durães procurou O Estado para registrar a reclamação. Ele utiliza o terminal do Bairro Alto todos os dias e acaba passando também pela estação-tubo Detran, já que são próximos.

“O serviço de transporte no nosso bairro é revoltante. O terminal é superlotado, cães dividem o espaço com a gente e, para terminar, a estação-tubo está há meses com os vidros quebrados, molhando os passageiros. É claro o descaso do poder público com a população deste bairro”, indigna-se.

No terminal do Bairro Alto, um misto de reclamações e até de conformismo. Segundo o morador Renan de Jesus, por conta do tamanho do local e da falta de estrutura, em horário de pico falta até espaço para os ônibus.

continua após a publicidade

“Nessas horas um ônibus tem que esperar o outro sair para entrar no terminal e as pessoas se aglomeram porque o local é muito pequeno. Eu acho que as pequenas reformas que a prefeitura fez foram mais estéticas do que práticas”, reclama.

Segundo a Urbs, o terminal do Bairro Alto já passou por uma série de reformas – pintura, ampliação dos acessos dos ônibus, faixas elevadas nas travessias de pedestres, recuperação dos pavimentos das pistas dos ônibus, reformas nas cabines dos cobradores, dos vigias e dos banheiros, colocação de placas de trânsito – e, portanto, não há previsão de ampliação ou novos ajustes.

continua após a publicidade

Ainda de acordo com a Urbs, dos 21 terminais de Curitiba, sete passaram por reformas e 11 estão em obras. As obras nos terminais do Cabral e do Hauer estão em processo de licitação, e para o do Capão da Imbuia há um projeto.

Já sobre a estação-tubo Detran, a Urbs informou que será toda reformada logo depois do término das obras nas estações do bairro Centro Cívico, o que faz parte da série de reformas das 22 estações da cidade por onde passa o ligeirinho Inter 2. Ainda segundo a Urbs, a estação terá três portas, pois muitos destes ônibus são articulados.