O tráfego de caminhões pesados está tirando o sono dos moradores da Rua Barão de Santo Ângelo, no bairro Xaxim, em Curitiba.
O local, que segundo moradores era tranqüilo, passou a ser muito movimentado desde que os caminhoneiros resolveram utilizar o logradouro para cortar caminho.
De acordo com o morador Daimar Lobatuti, a falta de uma placa proibindo a passagem desses veículos e a implantação de um semáforo na esquina com a Hermenegildo Bonat são as reivindicações da vizinhança.
?A Barão de Santo Ângelo é uma rua em que você encontra apenas residências. Não vejo necessidade de tráfego de caminhões por aqui, pois eles deveriam utilizar o Contorno Leste e a Avenida Marechal Floriano, que são vias que suportam esse tipo de trânsito?, reclama.
Lobatuti diz ainda que pediu para a Prefeitura de Curitiba regularizar a situação, porém, a resposta obtida não foi satisfatória. ?A desculpa usada pela Prefeitura foi a de que o trânsito foi desviado devido às obras da Linha Verde. Entretanto, as obras por aqui já foram encerradas e na entrada não há uma placa que indique o desvio por essa rua?, indigna-se. Ele comenta ainda que os caminhões passam 24 horas pela rua e que muitas vezes trafegam em alta velocidade, causando apreensão em quem reside no local.
Já a assessoria de comunicação da Diretoria de Trânsito (Diretran) defende que no momento seria impossível proibir o tráfego de caminhões na rua. O motivo é que, para isso, seria necessário manter agentes durante 24 horas no local e a Diretran não dispõe de um efetivo muito grande. Porém, segundo a Diretran, a médio prazo, com a contratação de novos agentes, seria possível solucionar o problema dos moradores.