Os moradores da Rua Amadeu do Amaral, no bairro Portão, em Curitiba, estão indignados com o descaso envolvendo um terreno baldio que virou depósito de asfalto antigo, trocado nas imediações recentemente. Eles acreditam que a responsabilidade pelos entulhos espalhados no local é da Prefeitura.
Além da sujeira, os moradores alegam que o lugar está cheio de insetos e ratos. Segundo a moradora Luana Santos, que vive na região há mais de um ano, os problemas começaram assim que os entulhos foram depositados no terreno.
?Já tem uns dois meses que deixaram essa sujeira no terreno. Desde então, comecei a ter problemas com bichos pela casa, coisa que nunca tive antes. Fui obrigada a mandar dedetizá-la e, no processo, achei pelo menos uns 15 ratos mortos?, diz. Ela afirma que toda a vizinhança tem problemas semelhantes e que sente receio da situação porque os bichos são vetores de doenças.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura respondeu que não joga lixo em terrenos particulares e que também não consente que empresas terceirizadas o façam. A assessoria informou ainda que o episódio foi repassado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e que fiscais vão investigar o caso.
A Prefeitura orienta que, diante dessas situações, os moradores devem fazer uma reclamação pelo telefone 156 e aguardar pelos trâmites legais, uma vez que o poder público não pode invadir terreno particular. O vedamento e limpeza do terreno, segundo a Prefeitura, são de responsabilidade do proprietário.