Caçadores de notícia

Moradores lutam para deixar a praça limpa

Na Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, é fácil encontrar um morador que limpa a área na tentativa de preservá-la e deixar o espaço mais atrativo para o restante da população. Paulo Roberto Grand foi flagrado pela reportagem da Tribuna recolhendo copos e garrafas no gramado e na cancha de areia de praça. “Venho aqui com frequência, pelo menos uma vez por semana, para recolher o lixo. No fim de semana vem muita gente para a praça, que também é frequentada à noite, e sempre fica lixo”, comenta.

Na última sexta-feira, as latas de lixo da praça estavam abarrotadas de garrafas de bebidas alcoólicas. Moradores improvisaram latas de tinta como depósitos de lixo e prenderam os objetos nas grades que circundam a praça, na tentativa de evitar que as garrafas e copos fiquem espalhados no chão.

Na semana passada até mesmo um colchão foi queimado no gramado da praça. E são constantes os casos de crianças cortadas com os cacos de vidros espalhados pelo gramado. “Tem um guarda municipal que também ajuda na limpeza. Mas era necessário que viessem aqui limpar mais a praça e retirar esse lixo todo. Demoram muito para passar aqui”, afirma Paulo Roberto.

A praça fica atrás na Escola Municipal Júlio Moreira e de uma creche, cujos muros são alvos constantes de pichações. As paredes da creche foram pintadas em uma tarde e à noite já estavam pichadas, conta o morador. Equipamentos da praça foram danificados por vândalos há algum tempo. Apesar disso, a praça ainda reúne moradores da região, que jogam vôlei na cancha de areia, levam as crianças para brincar e jogam conversa fora no gramado. Além de mais cuidado com a praça, os moradores reivindicam a instalação de uma academia ao ar livre no local.

Mau uso

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nas lixeiras da praça devem ser depositados apenas pequenos resíduos, como embalagens de bala e sorvete. Elas não devem ser utilizadas para receber lixo doméstico ou grandes embalagens, por exemplo. Porém a secretaria constata muitas vezes o mau uso dos equipamentos. A manutenção da praça, que inclui roçada, esvaziamento das lixeiras e vistoria geral, acontece a cada 20 dias. Nos próximos dias, a prefeitura promete repintar as paredes pichadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna