O cruzamento da linha férrea das Travessas Eli Volpato e Hamilton Pinto Alves, no Bairro Novo A, Sítio Cercado, está trazendo danos aos moradores locais. Entre as principais reclamações da população estão a falta de sinalização, asfalto e ainda a quantidade e o alto volume das buzinas dos trens. Mesmo com esses problemas, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) não registrou nenhum acidente de 2010 até este ano. Segundo a América Latina Logística (ALL), que com a prefeitura de Curitiba administra as linhas férreas, 25 trens com 70 a 80 vagões circulam no trecho por dia. Por lá é transportada a produção do norte e Campos Gerais para o Porto de Paranaguá e Rio Grande do Sul.

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“A falta de sinalização é absurda. É um trecho que precisa ser sinalizado com luz, placa e cancelas. O perigo é enorme para todos, principalmente crianças do bairro”, disse o morador José Aroldo de Melo, de 42 anos. “Não tem quem não acorde com o barulho das buzinas. Uma ou duas vezes estava bom, mas já buzinaram mais de sete vezes. Isso acontece durante todo o dia”, reclamou o aposentado Antonio Frederico Alves, 62.

Segurança

A ALL informou que a buzina é procedimento internacional de segurança usado em ferrovias do mundo inteiro. O sinal deve ser acionado 200 metros antes do cruzamento e permanecer até a passagem do trem. A portadora de necessidades especiais, Cleusa Aparecida de Lemos, 44, reclama da falta de asfalto no local, que dificulta a sua locomoção no bairro, principalmente em dias de chuva. “Quando chove as ruas ficam com muito barro. Dependo da cadeira de rodas para me locomover e isso dificulta muito a minha vida”, lamentou.

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Nenhum pedido

Segundo a ALL, a prefeitura terá que pedir à empresa a construção da passagem de nível com sinalização adequada. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que nenhum pedido oficial por parte da comunidade foi feito, mas equipes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) serão enviadas ao local para verificar a necessidade de sinalização.

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Existem recursos aprovados no orçamento da prefeitura de Curitiba para pavimentação, ainda neste ano, no trecho de 7,5 km do Bairro Novo A, inclusive nas travessas Eli Volpato e Hamilton Pinto Alves. Porém, não há data definida para o início das obras.