“Parecia que eu estava tomando banho de esgoto”. Foi desta maneira que a aposentada Vera Lúcia de Souza resumiu a desagradável situação que alguns moradores do Conjunto Solar, no Bacacheri, sofreram na última semana.

continua após a publicidade

De acordo ela, o caos começou quando um cano na rua estourou e contaminou a rede de água que abastece as casas da região. Duas semanas depois desse episódio, os moradores começaram a sofrer com água de cor barrenta e odor indecifrável saindo pelas torneiras e chuveiros.

“Primeiro começou numa casa, um dia depois em outra, três dias depois na minha e assim foi. Quando fui tomar banho, a água veio com a cor horrível e cheiro podre, nojento, de esgoto mesmo”, conta Vera.

Podre

continua após a publicidade

Segundo a moradora, ao ligar para a Senepar, a orientação foi para que esvaziasse imediatamente a caixa d’água. Apesar de descordar, Vera seguiu a recomendação. Quando os técnicos chegaram para avaliar a situação do reservatório, a aposentada diz que não conseguiu acreditar no que viu. “Era inacreditável o estado da minha caixa d’água. O cheiro era insuportável”, afirma.

Segundo a Sanepar, a situação chegou a este ponto devido ao acúmulo de terra e folhas na água, e não tinha ligação alguma com esgoto. “Aquele odor não tinha nada de folhas e barro. Era podre mesmo”, desabafa Vera.

continua após a publicidade

Na casa ao lado, a também aposentada Lindiomar Santos conta que viveu a mesma situação. “De repente a água começou a vir escura e com cheiro forte. Além disso, um cano estourou e ficou vazando durante três dias. Agora vieram aqui, mexeram no encanamento na frente de casa e tudo se resolveu”, diz Lindiomar.