A comunidade do Água Verde acredita que a ocupação dos espaços públicos é uma das maneiras mais importantes para combater a criminalidade e o vandalismo no bairro. Prova disso são as iniciativas realizadas no entorno do Cemitério do Água Verde, que será revitalizado e já mostra sinais de que a mudança é possível.
O projeto de revitalização está em fase de licitação e tem até dia para ser inaugurado. No dia 13 de dezembro deste ano haverá uma caminhada e corrida na pista de 1,5 km que será instalada no local. A iluminação será substituída por refletores de LED e um terreno que não está em uso dará lugar a uma academia ao ar livre. A iniciativa foi viabilizada com emendas dos vereadores Bruno Pessuti e Felipe Braga Côrtes.
Segundo o administrador da Regional Portão, Marco Mello, o trajeto trará maior segurança aos usuários e criará uma opção à comunidade para realizar suas caminhadas com maior segurança. “A urbanização devolve à comunidade aquilo que lhe pertence, mas que deixou de usar pela criminalidade. Temos que humanizar a cidade e diminuir a criminalidade”, defende o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Água Verde, Paulo Roberto Goldbaum Santos.
Junto com as mudanças nos espaços, ele acredita que a proximidade entre a comunidade e a polícia, seja Militar, Civil ou a Guarda Municipal, potencializa o combate aos problemas. Ele conta que o Conseg conseguiu ainda garantir patrulhamento pelo bairro.
Mudanças
Além da revitalização que será realizada, pequenas mudanças tiveram efeitos positivos no local. As caçambas de lixo, que eram usadas para que os assaltantes se escondessem, foram retiradas das ruas. Os muros do cemitério estão agora cobertos de heras, sem dar espaço para a pichação.
Para o presidente do Conseg, as alterações reduziram significativamente as ocorrências na região, que até então era marcada por assaltos a moradores da área e visitantes do cemitério. Ele também considera que iniciativas como o projeto Nosso bairro, nossa casa, realizado pela Tribuna no final de 2013, também fortalecem a comunidade. “Precisamos de mais atitudes como esta, valorizar as boas ações. É como diz o ditado: a comunidade unida jamais será vencida”, afirma. As reuniões do Conseg do Água Verde são mensais. Os encontros acontecem na última terça-feira do mês, às 19h30, no restaurante Ancoradouro (Avenida Água Verde, 663). Informações: www.consegcuritiba.com.br ou (41) 3343-5591.