Em março deste ano, os Caçadores de Notícias estiveram em uma antiga unidade do projeto Piá Ambiental, no Jardim Ipê, em Santa Felicidade. Há quase um ano, o local tinha sido abandonado pela Prefeitura de Curitiba e invadido por mato, lixo, animais de rua e usuários de drogas. Na época, a prefeitura prometeu realizar uma avaliação com o Ippuc para reocupar o espaço e devolvê-lo à comunidade.
Na manhã deste sábado (29), foi inaugurada no local a Gibiteca Jardim Pinheiros, com acervo de mais de dois mil gibis. O espaço também será usado pela comunidade para cursos, oficinas de ilustração e atividades de cultura e lazer. “Estamos entregando para a comunidade um espaço de cultura e educação. Local para encontros, boa convivência que dará vida e oportunidades para os moradores da região”, disse o prefeito Gustavo Fruet.
Reunir a comunidade para as oficinas de ilustração e atividades educativas e culturais será outra função da gibiteca. Já estão agendadas uma oficina de grafite, de Web quadrinhos, de contação de histórias feitas pelas bruxas da Casa Encantada do Bosque Alemão, oficina de pintura em tela, de quadrinhos e violão.
Entre um curso e outro, crianças e adultos terão contato com o acervo que deverá privilegiar, além dos quadrinhos mais conhecidos, adaptações de obras da literatura brasileira em quadrinhos, como Machado de Assis, José de Alencar, Nelson Rodrigues e Monteiro Lobato.
Reforma completa
O antigo prédio do Piá Ambiental passou por uma reforma que incluiu a troca de todo o telhado, colocação de novo piso, reforma dos dois banheiros, pintura interna e externa, além de compra de mobiliário e acervo. A área interna do prédio foi adaptada para atividades esportivas.