Moradores do bairro Esplanada, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), fecharam ontem as duas pistas da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415), que corta o município, na altura do quilômetro 2. Eles queimaram pneus e interditaram o tráfego por aproximadamente duas horas, gerando transtorno no local.
O motivo do protesto, segundo os populares, são os constantes atropelamentos ocorridos devido ao excesso de velocidade dos veículos. “No domingo, duas pessoas foram atropeladas e uma delas faleceu. Na semana passada teve outro atropelamento com vítima fatal. Nós queremos que seja instalado um semáforo ou um redutor de velocidade. Também pleiteamos que esses arbustos plantados no guard rail sejam retirados, pois atrapalham nossa visão. Não pedimos muito, apenas segurança para quem passa por aqui”, diz Rodrigo Fontoura, morador da região.
De acordo com Heron Miranda, outro morador do bairro, há muito tráfego de crianças e adolescentes no local. “Temos uma escola aqui perto e eles têm que atravessar a pista. Não podemos admitir que mais crianças morram, como já aconteceu outras vezes. Nem mulheres com crianças no colo os motoristas respeitam. Eles nunca dão a vez para que possam atravessar a rua com segurança. Fomos obrigados a fazer esse evento para chamar a atenção das autoridades”, explica.
A reportagem de O Estado tentou falar com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para comentar o assunto, mas não conseguiu contato.