Foto: Chuniti Kawamura/O Estado |
Jorge quer a abertura do acesso e a limpeza do terreno baldio. continua após a publicidade |
Os moradores da localidade de Campo Pequeno, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, estão cobrando uma série de melhorias para o bairro. Entre elas, estão: a colocação de manilhas, iluminação pública e construção de vias de acesso. Os moradores alegam que fizeram várias solicitações para a Prefeitura e não foram atendidos.
De acordo com o presidente da associação de moradores, Bruno Rodrigues de França, as famílias da Rua Leonardo Cruz solicitam a limpeza da rua e instalação de manilhas com bitolas condizentes com o escoamento da área de um rio que passa em frente às casas. Também querem a abertura de um acesso que ligue a Rua Leonardo Cruz com a Antônio Cavali, que são interrompidas por um terreno baldio. "Hoje o que existe é um carreiro, feito pelos moradores que precisam passar pelo local", relata o construtor Joanir Jorge, que mora em frente à área. Jorge também pede a limpeza desse terreno, que, segundo ele, além da proliferação de ratos e baratas, tem sido usado como esconderijo de marginais.
Faltam manilhas adequadas. |
Outra reivindicação da comunidade é a ampliação da rede de luz em diversas vias, e a construção de lombadas na Rua José Nadolny. Esse redutor de velocidade, afirma Bruno França, se faz necessário porque muitos motoristas trafegam na via em alta velocidade colocando em risco a vida dos pedestres. Já na Rua Pedro Gouche os moradores pedem asfalto e a recuperação de uma ponte de madeira.
Solução
O diretor de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Colombo, Maurílio Braz Santana, afirma que muitas dessas reivindicações já foram repassadas para a administração, que está, na medida do possível, atendendo a comunidade. Sobre a ampliação da rede de iluminação, o diretor explica que isso não compete à Prefeitura, que se responsabiliza apenas pela troca de lâmpadas. Já em relação ao asfalto, Santana diz que a via será incluída em um programa de pavimentação do município, cuja usina de asfalto foi inaugurada na semana passada. "Com isso conseguiremos diminuir os custos das obras, e a Pedro Gouche está entre as vias que irá receber a melhoria", indica. Sobre a construção da ponte, ele argumenta que a Prefeitura não pode fazer nada definitivo, pois ela foi instalada em uma área particular. Já em relação à abertura de uma rua entre a Leonardo Cruz e Antônio Cavali, Santana admitiu que não tinha conhecimento dessa situação e se comprometeu em ir até o local para verificar o problema. A instalação das manilhas será feita em conjunto com as obras de asfaltamento das vias.