Caçadores de notícias

Moradores da RMC reclamam de mau cheiro

Desde que se mudou para as Moradias Jardim Europa, em Fazenda Rio Grande, Joana Lúcia dos Santos sente um cheiro forte de esgoto quase que diariamente. E o mesmo acontece com outros moradores do conjunto. O esgoto fica correndo pela beira da rua, afetando a rotina de quem vive na região.

Pior ainda quando o tempo está muito quente. “Quando está muito calor, não tem como aguentar o cheiro forte. A gente não consegue ficar aqui fora e o cheiro vai para dentro de casa. Além do perigo para as crianças, que podem mexer ali”, comenta Joana, que mora na Travessa Mogno e vê o esgoto correr na frente de sua casa todos os dias. “A situação está complicada porque o cheiro é bem forte. Em dia de sol quente, não tem quem aguente”, completa a aposentada Silvina de Lima Borges, vizinha de rua.

Aliocha Mauricio
Risco pra criançada.

O esgoto sai por onde deveria escorrer apenas água. É possível verificar que existe rede de esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) nas Moradias Jardim Europa, em função da presença dos dispositivos tubulares de inspeção (DTI), que servem para identificar a interligação do imóvel com a rede coletora. A tampa do DIT é feita de concreto e tem a marca da Sanepar.

Na Rua Tangerineira, os moradores enfrentam o mesmo problema. O esgoto sai por um cano diretamente para a rua, escorrendo próximo ao meio-fio. Wagner Freire de Medeiros, que mora ali, reforça que o esgoto deixa um cheiro forte. “E ainda tem a boca de lobo entupida. Fica aí desse jeito”, afirma. A parte da frente de muitos terrenos tem terra e brita, que escorrem para a rua nos dias de chuvas fortes. Alguns moradores já fizeram piso e construíram muros, para delimitar as propriedades, amenizando o problema.

Moradores devem pedir ligação

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande informou que as Moradias Jardim Europa foram construídas com a rede de esgoto. Mas cada morador deve solicitar à Sanepar a ligação do imóvel na rede coletora. Segundo a prefeitura, o problema do esgoto correndo pela rua está relacionado a ligações irregulares dos próprios moradores, que afetam os vizinhos. A prefeitura comunica que faz um trabalho de conscientização por meio da área de ação social junto aos moradores, para que tenham a consciência sobre a importância de ligar o imóvel na rede coletora de esgoto.

Aliocha Mauricio
Wagner: boca de lobo entupida.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna